Tema 6 - Dinâmica Psicossocial nos Processos de Inclusão/exclusão em Diferentes Domínios da Vida Humana

O tema deste projeto é inclusão-exclusão nas variadas formas. O objetivo é consolidar uma rede de cooperação acadêmica com pesquisadores estrangeiros que investigam aspectos psicossociais desse fenômeno, ampliando a contribuição da pesquisa sobre a realidade brasileira. A confluência entre Psicologia e os problemas sociais anima um amplo debate sobre as seguintes perguntas: a) qual a contribuição epistemológica e prática da Psicologia para a promoção da democracia e dos Direitos Humanos? b) qual a contribuição da Psicologia para o entendimento e enfrentamento da exclusão social? Diversos campos da Psicologia contribuem para responder a essas perguntas. O PPGPSI tem iniciativas de pesquisa e intervenção visando à promoção da inclusão social junto a famílias, comunidades, escolas, organizações governamentais e ONGs etc. Entre os temas explorados estão a saúde mental, a violência doméstica e escolar, o desenvolvimento socioemocional e neurocognitivo em crianças em contextos de risco, a permanência escolar e universitária, as trajetórias de adolescentes autores de ato infracional e medidas socioeducativas, a inserção no mundo do trabalho, os usos das novas tecnologias, o preconceito e a discriminação, entre outros. As ações de internacionalização contribuem para a qualificação dessas iniciativas e a presente proposta ampliará as relações de cooperação internacionais estabelecidas nos últimos anos. Este tema é abrangente, transversal e interdisciplinar. Salientamos a perspectiva psicológica só para destacar a contribuição específica que pretendemos oferecer na interação com parceiros no campo da Antropologia, Ciências da Saúde, Comunicação, Ciências Sociais, Saúde Coletiva e Filosofia. As pesquisas decorrentes desta proposta vão se estruturar nos seguintes eixos temáticos: a) Implicações nos processos desenvolvimentais (cognitivos, afetivos, comportamentais) de situações de exclusão social; b) Análise dos mecanismos institucionalizados de exclusão/inclusão em diferentes contextos (família, escola, serviços de saúde e assistência social, organizações de trabalho) e suas consequências sobre a saúde, bem estar e desempenho de indivíduos e grupos; c) Discussão dos mecanismos psicossociais de inclusão/exclusão considerando as novas formas de sociabilidade no mundo atua; d) Analisar os processos psicossociais envolvidos na construção, desenvolvimento, manutenção e superação de estereótipos, preconceitos e discriminação.

Elevar o nível de internacionalização das pesquisas conduzidas no tema Dinâmica psicossocial nos processos de inclusão/exclusão em diferentes domínios da vida humana.

Buscaremos elevar o nível de internacionalização da pesquisa e da formação pós-graduada relacionada a este tema através do apoio aos meios que favorecem a circulação internacional do conhecimento. Estes meios incluem, entre outros, o apoio à publicação em línguas estrangeiras, em particular em inglês; apoio a estágios doutorais no exterior na forma de bolsas doutorado sanduíche; apoio a estadas e missões de nossos pesquisadores nos centros de pesquisa no exterior com os quais o tema é desenvolvido; atração de pesquisadores com experiência internacionalizada para visitas e estadas na Universidade Federal da Bahia.

• Angola
  • Austrália