Perguntas Frequentes

Não. Apenas os docentes dos PPGs envolvidos no PrInt poderão ser beneficiados com os recursos do programa.

Sim, os PPGs que não participarem da proposta do PrInt poderão concorrer, normalmente, aos editais da Capes.

Os docentes que atuam em Programas de Pós-Graduação liderados pela UFBA, ou com participação da UFBA, mas que não são docentes UFBA não são elegíveis às Bolsas e Missões do PrInt. O edital requer a vinculação Institucional com a Universidade contemplada. 
 
Esses pesquisadores devem concorrer no PrInt de suas Instituições, porém se o Programa de Pós-Graduação não foi incluído no PrInt, os pesquisadores poderão concorrer diretamente nos programas/editais regulares de internacionalização da CAPES (a exemplo de PVE), os quais estão mantidos, enquanto os docentes UFBA podem concorrer apenas no PrInt UFBA. 
 
O princípio é que o mesmo docente/pesquisador não pode concorrer no PrInt e em um programa regular da CAPES e a agência verificará isto pelos registros da Sucupira.
 
1°. Para quais modalidades de bolsa é exigida a proficiência? 
  • Conforme ANEXO XII CAPES com alterações, para as modalidades de Doutorado Sanduíche e Capacitação.
2°. O que é exigido para as Modalidades de Professor Visitante Sênior ou Júnior no exterior? 
  • Conforme ANEXO XII CAPES com alterações, candidatos a estas modalidades deverão apresentar um documento da IES de destino informando que o candidato possui proficiência na língua suficiente para as atividades propostas ou algum dos certificados de proficiência exigido pela IES de destino.
3°. Quando o candidato deverá apresentar o certificado de nível de proficiência na língua estrangeira?
  • Quando da implementação da bolsa pela CAPES, o candidato deverá apresentar comprovante válido de proficiência no idioma do país de destino, de acordo com as exigências.
4°. Necessidade de proficiência para os países de língua portuguesa.
  • Conforme ANEXO XII CAPES com alterações, "1.7 O candidato que pleitear bolsa para instituição de destino de países de língua portuguesa deverá, obrigatoriamente, apresentar a comprovação de proficiência em inglês, conforme descrito no item 1.1."
 

Os Editais 001.2019 - Doutorado Sanduiche e 002.2019 - Professor Visitante, Jovem Talento, Pós-Doutorado, Capacitações e Auxílios para Missões, abrangem todas as bolsas com indicação para o ano de 2019, respeitando o calendário CAPES de indicação e implementação. 

1º Processo de implementação de bolsa na CAPES

  • Período de indicação do bolsista na CAPES: Até 31 de maio de 2019
  • Período de início da bolsa:Julho a setembro de 2019

2º Processo de implementação de bolsa na CAPES

  • Período de indicação do bolsista na CAPES: Até 15 de agosto de 2019
  • Período de início da bolsa: Outubro a dezembro de 2019

3º Processo de implementação de bolsa na CAPES

  • Período de indicação do bolsista na CAPES: Até 30 de novembro 2019
  • Período de início da bolsa: Janeiro a março de 2020

 

 

Até 4 anos com início a partir de novembro de 2018.

* Fonte: CAPES

Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior;
Recursos para Manutenção de Projetos;
Bolsas no Exterior:
  • Doutorado Sanduíche;
  • Professor Visitante Junior (antigo pós-doutorado com vínculo empregatício);
  • Professor Visitante Sênior (antigo estágio sênior no exterior);
  • Capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools”.
Bolsas no País:
  • Jovem Talento;
  • Professor Visitante;
  • Pós-Doutorado.

* Fonte: CAPES

Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

* Fonte: CAPES