Justificativa
Considerando que a Área de Conhecimento definida na Capes como “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo” congrega uma ampla diversidade de temas, a justificativa para o projeto pauta-se exatamente na diversidade e amplitude das propostas dos pesquisadores que compõem o NPGA, considerando que todas elas convergem abstratamente para um tema mais amplo denominado “estudos em teoria e prática de gestão e organização”. A pesquisa que envolve teoria e prática de gestão e organização permite abarcar num único projeto temas distintos, como: instrumentos de green finance e seus usos por bancos centrais; usos da avaliação da pós-graduação brasileira; gestão de organizações culturais e criativas; controle gerencial e a relação com estudos organizacionais; e liderança em sala de aula e educação inclusiva. Ainda que os temas sejam distintos em seus escopos e abordagens metodológicas e epistemológicas, compreendem-se dentro do campo de conhecimento da Administração.
Objetivo
Elevar o nível de internacionalização das pesquisas conduzidas no tema Estudos em teoria e prática de gestão e organização.
Descrição
Buscaremos elevar o nível de internacionalização da pesquisa e da formação pós-graduada relacionada a este tema através do apoio aos meios que favorecem a circulação internacional do conhecimento. Estes meios incluem, entre outros, o apoio à publicação em línguas estrangeiras, em particular em inglês; apoio a estágios doutorais no exterior na forma de bolsas doutorado sanduíche; apoio a estadas e missões de nossos pesquisadores nos centros de pesquisa no exterior com os quais o tema é desenvolvido; atração de pesquisadores com experiência internacionalizada para visitas e estadas na Universidade Federal da Bahia.
Países Envolvidos
- Austrália
- Colômbia
- Equador
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- México
- Nova Zelândia
- Portugal
- Reino Unido
- Suíça
Programas Participantes