Justificativa
O tema proposto pretende congregar pesquisas que abordam formas, instituições e sujeitos implicados no mundo do trabalho, assim como as relações de poder alicerçadas em pertencimentos econômicos, raciais, religiosos, territoriais, geracionais e de gênero que estruturam as lógicas do trabalho e das culturas nas sociedades modernas e contemporâneas. A relevância do tema Cidade, História, Cultura e Poder está na articulação entre duas dimensões centrais da experiência humana – cultura e labor - com as relações de poder que constituem, agregam, mas também estabelecem distinções, negociações e rivalidades na vida cotidiana dos sujeitos em diversos contextos nacionais e globais. A sociedade tecnológica tem se especializado na redefinição das relações, regras e formas de trabalho e, ao mesmo tempo, exibe as distinções, conflitos e interações culturais. A velocidade e a intensidade das mudanças vividas na contemporaneidade têm exigido a confluência de perspectivas diversas de análise para o entendimento do campo do trabalho e da contínua reelaboração cultural dos grupos humanos em diferentes sociedades do ocidente. Neste sentido, o tema proposto é ponto de interseção entre campos de investigação das Ciências Humanas a exemplo da História, História da Ciência, Sociologia, Antropologia, Ciência Política Psicologia, Educação, Artes, Filosofia, Direito, Geografia, Arquitetura e Urbanismo.
Objetivo
Incrementar e estabelecer redes de cooperação internacional nas quais possam ser desenvolvidas pesquisas que abordem o tema culturas, trabalho e poder.
Descrição
O principal objetivo é incrementar e estabelecer redes de cooperação internacional nas quais possam ser desenvolvidas pesquisas que abordem o tema culturas, trabalho e poder em diferentes escalas territoriais e contextos das sociedades humanas. Considerando que a complexidade do mundo contemporâneo nos desafia a empreender análises transdisciplinares que contribuam para o desenvolvimento da ciência capaz de empreender melhores condições de vida para os diversos estratos sociais, pretende-se reunir sob este temática grupos de pesquisas da UFBA e outros sediados em universidades de outros países para discutir, analisar, elaborar e divulgar pesquisas que versem sobre expressões, interações, disputas, singularidades e negociações culturais, nas variadas formas de trabalho e nas relações de poder constituídas em cenários urbanos e rurais.
Países Envolvidos
- África do Sul
- Alemanha
- Angola
- Argentina
- Benim
- Canadá
- China
- Dinamarca
- Espanha
- Estados Unidos
- França
- Guiné-Bissau
- Holanda
- Itália
- México
- Moçambique
- Nigéria
- Peru
- Portugal
- Reino Unido
- Rússia
- Uruguai
Programas Participantes
- Antropologia
- Arquitetura e Urbanismo
- Artes Visuais
- Administração
- CECRE – Conservação E Restauração
- Ciências Sociais
- Dança
- Direito
- Economia
- Estudos Étnicos e Africanos
- Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres Gênero e Feminismo
- História
- Saúde Coletiva